06 setembro 2005

Luís Monteiro da Cunha

Agriões


Hoje, lembrei-me de agriões.
Porque raio me lembrei eu de agriões?
Já não como uma saladinha de agriões aos anos!

Apetecia-me uma saladinha deles... hummm tão bons.

Recordo quando os colhia à mão no ribeiro que corria onde cresci.

As águas ainda eram puras.

Fiz uma pesquisa e encontrei:

Agriões

Agrião – (Sisymbrium nasturtium)

Ideal para saladas, sopas e como acompanhamento de carnes, aves, peixes e frutos do mar

Essa planta verde-escura tem várias propriedades medicinais importantes, especialmente para o estilo de vida corrido e poluído de hoje.
Em forma de suco, xarope, salada, rico em sais minerais e vitaminas, o agrião revigora e purifica o organismo.

Como unguento, tem efeito cicatrizante.

Quem quiser clarear a pele, pode experimentar essa receitinha caseira: amassar 2 colheres de folhas e talos em fatias, misturar a uma xícara de café de álcool de cereais e uma xícara (também de café) de glicerina. Depois, é só coar em tecido ou peneira fina e passar na cútis, massajando de leve.

Partes utilizadas: Folha e talo.

Ajuda a tratar de: Afecções pulmonares, da pele e do fígado, anemia, bronquite, caspa, diabetes, doenças das vias urinárias, escorbuto, escrófula, fraqueza, queda de cabelo, raquitismo, tosse, tuberculose.

Se quiserem saber mais sobre ervas medicinais e suas propriedades: aqui

E esta hem?

Será o meu corpo a pedir um remédio para alguma maleita?

Fiquem bem.

lmc

3 Comentários:

Às 6/9/05 15:16 , Blogger Menina Marota disse...

Espectacular! Também gosto muito de agriões... até de sopa de agrião... mas deixei de os comer, porque apanhei uma vez uma alergia num restaurante. Eles deveriam estar mal lavados... a partir daí... mas fizeste voltar a minha vontade de os comer...

(Já agora, vou ver o site e imprimir... é sempre bom ter alguma destas ideias há mão...)

Um abraço ;)

 
Às 6/9/05 15:49 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Ainda bem que te abri o apetite...

Importante: o agrião não engorda!

Bjinho

 
Às 8/9/05 19:40 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Alex...

Parece que sim.

Mas que me apetece uma salada de agriões, ai isso apetece...

Tenho de ir às compras. Xauzinho qu'eu vou ali e volto já. Hehehe

Agriões, onde estais????

Bjinho

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial