01 setembro 2005

Luís Monteiro da Cunha

O que é um Bufagato?

O prometido é devido!

Portanto vou explicar o que é um bufagato!

Um bufagato, é um aparelho mecânico, movido pela força eólica (vento) que se usava antigamente como meio motriz, para fazer funcionar outros aparelhos mecânicos.
Os mais conhecidos eram usados na extração de água dos poços e minas, servindo para regar as colheitas e nas casas senhoriais já canalizadas para abastecer os seus depósitos caseiros.

Com a expansão da eléctricidade e dado que este aparelho dependia da força dos ventos, e como tal era inconstante, foi entrando em desuso, sendo substituido pelos motores eléctricos, mais pequenos, mais potentes, mais rápidos e sem tanta manutenção.

Mas ainda hoje são aparelhos cheios de beleza.
Testemunhos do engenho e labor humano.



Bufagato ainda em funcionamento


Encontrei estes dias quase uma dezena deles, em perfeito estado de conservação, devidamente pintados e lubrificados.

Se os quiserem ver cliquem aqui: Bufagatos na Maia

Quero desde já agradecer a todos quantos deixaram a sua opinião no repto por mim lançado!

Adorei os vossos comentários! Alguns sui generis! Obrigado.

lmc


23 Comentários:

Às 1/9/05 21:40 , Anonymous Anónimo disse...

Boas.
Que bela história foi inventada para justificar o nome. Já consultei o meu dicionário e não consta essa tal palavra?
Mas pode ser que seja verdade? Um abraço de amil

 
Às 2/9/05 03:36 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Não posso afirmar que este é o nome oficial do aparelho.

Mas posso afirmar que desde criança que chamavam bufagato ao mesmo.

De qualquer maneira, escolhi o nome bufagato em honra da mecânica em si.
Como este blog não se rege por directizes fixas ou pré-delineadas, é como o aparelho, que só trabalha quando há vento e se auto-direcciona com o mesmo.

É assim este blog, conforme o estado de alma do autor.

Obrigado pelos comentários.

Fiquem bem.

 
Às 2/9/05 09:31 , Blogger S disse...

Ok ok, terei de me render às evidências.
Vejo imensos "aparelhos" desses, e não fazia ideia que se chamavam assim, ainda que, acredito, na gíria popular (aí, concordo com a Amil - não aparece no dicionário, ou teríamos descoberto).

De qualquer forma, apresento o meu protesto (não seria eu própria se não o fizesse, eh eh eh), e reclamo também um prémiozito, uma vez que eu, entre outras pessoas, descobri algo a que também se dá esse nome. AH ah ah

Bem, ainda de acordo com o exposto no primeiro parágrafo, acho que realmente o nome se adequa ao Blog. Aliás, qual é o blog a que ele não se adequaria? São os nossos estados de alma, as nossas vontades.

Parabéns e continua!
Beijinho grande, S


PS - Então e hoje não há festa para celebrar a revelação há tanto esperada??? Já tenho umas frescas à espera, e hoje até é 6ª feira!

 
Às 2/9/05 13:05 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Muito bem, queres um prémiozito, levas o prémio de consolação e nada mau: Chuacc (bjo) lol

Também eu pesquizei e apenas encontrei uma página do brasil com referências a este aparelho que explica em detalhe a sua mecânica.

Festa é todos os dias, quando queremos e nos sentimos bem, mas já que estão fresquinhas e ofereces... cadê elas que as não vejo?.


Obrigado fane e bem vinda ao meu quintal.

Fiquem bem e bom fim de semana

Bjos

 
Às 2/9/05 15:00 , Anonymous Anónimo disse...

Na minha terra isso chama-se "CATA VENTO"

 
Às 2/9/05 16:15 , Anonymous Anónimo disse...

Eu sei que cheguei tarde de mais :-( A festa já acabou mas eu venho desejar-te na mesma um Feliz aniversário. Espero que tenha sido óptimo. Pelos comentários que li, a festa foi óptima. Estou desculpada?:-( Muitos beijinhos e toda a felicidade do mundo para ti.
E agora quanto ao bufagato explica-me lá que afinidades são essas entre ti e a dita cuja...:-)
E antes que me esqueça...NÃO ME TRATES POR VOCÊ!!! Bolas, assim até parece que tenho idade para ser avó...:-)Beijinhos

 
Às 2/9/05 17:18 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Anonimus...

Tem razão! O nome correcto do aparelho é catavento.
Mas na minha terra, não sei porquê, chamavamos-lhe bufagato, não me perguntem porquê. Talvez como diz a Alex, por bufar quando o vento era muito forte e talvez se assemelhasse a um gato a bufar, mas isto já sou eu a conjecturar.

Delta...
Claro que está desculpada, agora só há restos. As bebidas desapareceram num ápice... lol

Afinidades, se ler o meu comentário mais acima está lá tudo explicadinho.
Para mim até poderá ser avó, neste mundo dos blogs, dado que estou a léguas de distância da sua perfeição e do seu saber. Bjinho

Bom fim de semana

 
Às 2/9/05 21:08 , Blogger V disse...

Gostei da definição, por cá só conheço para tirar áqua, na verdade conheço apenas um, e para essa função.
Muito interessante, por estar além do significado.
Bjos grande.

 
Às 2/9/05 23:16 , Anonymous Anónimo disse...

Vivendo e aprendendo :)). Um abraço

 
Às 3/9/05 01:46 , Anonymous Anónimo disse...

Não acredito no que leio: então eu, que passei a vida a adorar um gatinho lindo e meio acizentado em formato X por N, que se encontra a rir para mim no teu blog e vens-me dizer que afinal o bufagato é um cata-ventos qualquer, de estrutura metálica e sem sentimentos, que se encontra não sei onde e serve para não sei o quê? Vou ignorar este teu texto. PIU!

 
Às 3/9/05 13:05 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

É assim a vida, nem sempre a cabeça corresponde à cartola. lol

Olá vivis, foi aí que consegui as unicas fotos virtuais do dito cujo para conseguir fazer o logo do topo do blog.
Só depois de pronto é que encontrei ao vivo, estes aparelhos e os fotografei.

Dojaya, obrigado pela visita espero que voltes.

Mochinha querida, não fiques triste, adoro gatos e cães.
Foi por isso que coloquei os gifs do gato a andar e também é uma foto de um gatinho que está no meu perfil que aparece em cada comentário.
O bufagato (aparelho) foi apenas uma analogia entre o que pretendo deste blog e eu próprio (desnorteado) conforme o rumo do vento. Podes continuar a adorar o gatinho.

Bom fim de semana a todos.

 
Às 3/9/05 16:53 , Anonymous Anónimo disse...

...e continuo, então. Com essa explicação tão ternurenta, até conseguias vender-me uma coisa dessas para pôr no meu jardim. PIU!

 
Às 3/9/05 17:04 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Hahaha

Piu :)

 
Às 4/9/05 00:56 , Anonymous Anónimo disse...

O Bufagato (mais o gato do que o bufa de ferro) está muito bem, as explicações estão muito bem dadas...está tudo muito bem feito menos uma coisa: o pessoal fala, fala, mas quem entrou com o champagne para a festa fui eu e tambem mal o vi. Mas afinal de "castas" quem ficou com o CHAMPAGNE? Ó Bufagato, para o ano ofereço-te antes uma central de vigilância para topar o pessoal. Abraço.

 
Às 4/9/05 12:22 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

O champanhe foi o Castor e a minha madrinha que se abotoaram ás garrafas e nem deixaram pinga.
Os outros ficaram-se pelos suminhos e as bjekas. lol

Também, quem te manda oferecer "Moet"? Umas garrafitas de champanhe italiano adocicado e já era bem bom, e o pessoal gosta.

Hahahah

abraço

 
Às 4/9/05 15:36 , Anonymous Anónimo disse...

Confesso que não sabia que esse aparelho se chama Bufagato, mas foi curioso ler este seu post.

 
Às 4/9/05 21:46 , Anonymous Anónimo disse...

Como já o sabia, um "pissarinho" me contou ;), só queria referir que realmente nunca conheci por esse nome e verdade seja dita nem por nome nenhum, mas lenbro-me, que quando era garoto ver esses "bufagatos" desde A-Ver-O-Mar (lindo não é?) até V. N. Famalicão. Hoje, infelizmente, se os há, já deixei de reparar. A idade tem destas coisas, apaga de vez em quando memórias da infância. O que vale é que há sempre alguém que nos devolve essas memórias.:)

 
Às 5/9/05 01:36 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

maria do ceu...

O nome correto do aparelho é catavento.
Onde cresci e na gíria é que lhe chamavam bufagato.

marius70...

Acontece, andarmos no dia a dia e não repararmos nas coisas.
Aconteceu comigo, andei quilómetros a vasculhar aldeias de provincia, a tentar encontrar um que ainda estivesse em funcionamento, para o fotografar e fazer o logo do blog e não encontrei.
Nos dias anteriores, à data por mim pré-determinada para desvendar o nome, encontrei numa freguesia aqui bem perto de mim, quase uma dezena deles.
Muitas vezes passamos ao lado das coisas e nem as vemos.

 
Às 7/9/05 22:47 , Anonymous Anónimo disse...

És um catavento, afilhado?... Quem diria... mas se tu o dizes eu acredito. Realmente nos últimos tempos não tenho encontrado muitos que funcionem. A maior parte ou está estragada ou já foram abaixo... e eram tão giros!... Bjos.

 
Às 8/9/05 20:18 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Felismente ainda existem alguns.
Embora apenas como adorno, no entanto estão funcionais e bem estimados, por gosto dos proprietários.

Bjinho

 
Às 8/9/05 22:47 , Blogger Manuel disse...

Um bufagato, na minha terra, é um laçarote para usar no smoking, em dia de cerimónia!
Obrigado pela visita ao meu blog.

 
Às 12/9/05 13:26 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Manuel... A par e passo...

Estamos sempre a aprender.
Quem diria, que bufagato também é um laçarote, aí na Póvoa de Lanhoso.

Obrigado, volte sempre.

 
Às 18/3/11 00:27 , Blogger Mecalmeida disse...

Adorei o seu blogue. Simples, profundo e despretensioso, mas muito cultural e etnológico indo às ancestralidades enraízadas num cantinho de nós mesmos( Alma Mater). E essa do BUFAFATO é um miminho que desconhecia... Se me permitir irei utilizar o vocábulo para o alargamento lexical dos meus pequenitos de Língua Portuguesa do 2º Ciclo. Bem - haja!
Eugénia Almeida

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial