28 março 2006

Luís Monteiro da Cunha

Anuncio da embaixada do Canadá

Na mesma página, (referida no post anterior) e no terço inferior direito… pasmei, fiquei estupefacto, triste e enxovalhado na minha condição de cidadão português ordeiro e semi-culto, ao ler o anúncio ali colocado pela embaixada do Canadá pedindo a atenção de todos os cidadãos canadianos residentes ou turistas em Portugal:

O governo do Canadá informa os seus cidadãos que se devem inscrever na Embaixada do Canadá a fim de poderem ser contactados em caso de

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Segue-se a mesma mensagem na língua de Churchill e outra na língua de De Gaulle, terminando com a morada e telefones da referida embaixada em Lisboa e do endereço na Internet http://www.voyage.gc.ca

Mas que é isto?!
Por acaso pensa o governo canadiano que Portugal e os portugueses são tão bárbaros e estúpidos, arrogantes e hipócritas, como aquele governo?
Será Portugal e seus residentes, algum país sem leis e xenófobo ao ponto de perseguir, como eles o fazem, os cidadãos canadianos residentes ou turistas em Portugal? Ou pensarão que executamos a lei de Salomão, “ olho por olho, dente por dente “?
Era o que mereciam, mas não somos tão analfabetos como nos querem fazer crer aos olhos do mundo. Somos até permissivos demais e com prejuízo próprio.
Não executamos as mesmas medidas unilaterais e retrógradas que os move. Seja na expulsão da mão-de-obra barata que exploraram até à exaustão e que neste momento recessivo querem e estão a remeter aos países de origem, escudando-se em desculpas esfarrapadas aos olhos de todos. Só lhes fica mal, constatarem que só após vários anos de permanência, ilegal é certo, mas no entanto por si permitida porque necessárias, afinal existem ilegais demais e os seus empregos já são necessários para os seus súbditos.
Porque não foram expulsos gradualmente e na devida altura, antes de criarem raízes e já com descendência naturalizada naquele país? Será que os seus serviços de registo de cidadãos ainda trabalha pior do que os nossos (dos quais dizemos tão mal) e não repararam que os pais dessas crianças eram emigrantes ilegais, ou só agora é que viram esse problema da ilegalidade?

Voltando ao anuncio, temerá o governo do Canadá que estes bárbaros e incultos portugueses, desatem à paulada aos seus súbditos, como o fazem eles ainda hoje, por ordem expressa do dito governo culto, sobre as indefesas focas bebés, mutilando-as e deixando-as a agonizar até à morte, tendo o devido cuidado para não estragar a pele (sempre darão uns trocados, e rentabiliza-se a campanha!) triste governo este, que permite esta barbárie apenas por motivos económicos e pesqueiros.
Esquece-se o peticionário do anúncio que o Canadá, exceptuando algumas tribos autóctones que existiam à data da sua criação como nação, não existiria hoje sem os braços e mentes dos emigrantes que voluntariamente, ou não, ali se exilaram e o fizeram crescer até hoje… para quê? Para isto que se vê e lê todos os dias?


VIVA PORTUGAL!
Por estas e outras,
ORGULHO-ME DE SER PORTUGUÊS!
Apesar de inculto e caduco… mas humano racional!

O meu abraço Português a todos os cidadãos canadianos, e especialmente aos portugueses ali radicados, nesta hora tão triste para a nossa comunidade.

© Luís Monteiro da Cunha

10 Comentários:

Às 28/3/06 15:05 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Não choram os meus olhos...
Chora o meu coração
Não por ser nacionalista
Mas por nele habitar o perdão
E a honra, apesar da desdita

 
Às 28/3/06 17:54 , Blogger Amaral disse...

Li com atenção e, contigo, pasmo também! O governo do Canadá está a braços com um problema de "previsão doentia", talvez para desviar a atenção pública dos problemas internos que não consegue resolver… Amigos canadianos corram a inscrever-se na sua embaixada, porque em caso de "situação de emergência", serão "abandonados ou exterminados" se o não fizerem... Faz pena existirem destes comportamentos... num século XXI de mudanças...

 
Às 28/3/06 18:39 , Anonymous Anónimo disse...

BUFAGATO meu caro amigo, li tudo com muita atenção e digo-te está muito bem escrito e com uma lucidez total. Penso que não são só os problemas internos mas também os externos, como por exemplo esta campanha que decorre em todo o mundo devido à mortandade das focas, o que vem demonstrar que a blogosfera não é tão insignificante como parece a muito gente! Um grande abraço e parabéns.

 
Às 28/3/06 20:41 , Blogger Kalinka disse...

Boa chamada de atenção a tua, Luís. Obrigado.
E, ainda são estes Países considerados do 1º Mundo, ricos, instruídos, etc...e tal.
Afinal existem ilegais demais???
Porque não foram expulsos gradualmente e na devida altura, antes de criarem raízes e já com descendência naturalizada naquele país? Será que os seus serviços de registo de cidadãos ainda trabalha pior do que os nossos (dos quais dizemos tão mal) e não repararam que os pais dessas crianças eram emigrantes ilegais, ou só agora é que viram esse problema da ilegalidade?
TENS TODA A RAZÃO.
BEIJOKAS
PS: Obrigado pela visita ao meu kalinka e pelas palavras doces que lá deixaste.

 
Às 28/3/06 20:49 , Blogger Unknown disse...

Olá meu amigo, eu tenho irmãos no Canadá á mais de 35 anos e dizem muito bem das autoridades de lá. Pelo que li do que escreveste algo está errado agora. Será que estão a ficar todos loucos sei lá.
Beijinhos amigo

 
Às 28/3/06 22:08 , Blogger wind disse...

Junto-me a ti nesta indignação!

 
Às 29/3/06 12:56 , Anonymous Anónimo disse...

Bom dia Bufagato

Estou aqui pelo Netscape, devagar, devagarinho para isto não parar...

Esse anúncio é realmente incrível, junto-me à tua indignação. Até parece que vamos andar à paulada aos canadenses que por cá andam, não nos conhecem, definitivamente.

O Canadá é um grande País, tenho é muito mais respeito e admiração pelos nossos compatriotas que ajudaram o Canadá a ser o País que é hoje e que agora levam com um pontapé no #&.

Eu gosto de ser portuguesa, a maioria de nós é realmente boa, temos que acreditar mais, resta aos nossos governantes pararem de se governarem e pensarem mais no seu País.

Um grande bem haja aos nossos compatriotas do Canadá, estou com eles.

beijoca grande

 
Às 29/3/06 16:52 , Blogger ponto azul disse...

Olá amigo!Poderei não ser tão eloquente quanto as tuas visitas, mas posso só comentar, e como ser humano que sou, que esta situação é inacreditável!As pessoas criam, projectam uma vida e são-lhe cortadas as "asas" literalmente!Mudar de uma cidade para uma aldeia é dificil...Bjs :-)

 
Às 2/4/06 17:09 , Anonymous Anónimo disse...

A minha solidariedade para com os portugueses apanhados nas malhas desses incultos.Apoio tudo o que dizes Bufagato.

 
Às 5/4/06 19:11 , Anonymous Anónimo disse...

Bem, não poderia deixar de comentar este teu artigo, o que aconteceu no Canadá foi uma vergonha e a publicação desse artigo no jornal para protecção dos eventuais canadianos a passar ferias ou a residir cá, eu desconhecia completamente a noticia, vê-se bem que não conhecem a massa de que somos feitos.Ridiculo e nem tem conversa como se costuma dizer. Fez-lhes bem enquanto precisaram deles depois um pontapé, tinham sido avisados...pois é, e não aplicaram a lei em tantos anos porquê?! Resta-nos a revolta, nada mais, perante aqueles que querem, podem e mandam!
Como alguem disse atras(Amaral) e saberá mais do que eu parece-me que terão muitos problemas para resolver mas é mais facil começar pelo lado fraco e camuflar o resto.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial