19 outubro 2005

Luís Monteiro da Cunha

Dos seres


Segundo Platão, havia três espécies de seres:
- O homem.
- A mulher.
- O andrógino: o homem-mulher.
Eram seres que viviam unidos. Porém, ambiciosos, tentaram alcançar os céus, e Zeus, para punir tamanha ousadia, partiu-os ao meio, pedindo a Apolo, que cicatrizasse a ferida.
Entretanto, as metades sentiam falta um da outra e passaram a procurar-se desesperadamente.
Encontrando-se, abraçaram-se, chorando, e assim deixaram-se ficar, cheias de saudade e paixão, até morrerem.

in Platão,
por: Dulce Regina, em "Alma gémea - O encontro e a busca".

lmc

9 Comentários:

Às 19/10/05 18:08 , Anonymous Anónimo disse...

A ambição separa até irmãos.

 
Às 19/10/05 21:23 , Anonymous Anónimo disse...

...e foi assim que chegou até nós o José Castelo Branco!!!! Olha lá, a velha sempre chegou a ir ter contigo ou não? Cá por mim, perdeu-se...alguem a terá visto lá para os lados de Alvalade.

 
Às 19/10/05 21:44 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Castor...
Se calhar apanhou lá o metro até ao Rossio, dirigiu-se a Stª Apolónia e veio pra cá de comboio!

Abraço

 
Às 19/10/05 22:34 , Blogger margusta disse...

Olá Luis
Parabens...linda casa.Pelo que vejo andas-te a fazer pinturas e arrumas-te os moveis. Vejo que tb te apresentas-te...prazer em conhecer-te.

Cada vez me deixas mais vontade de ler o livro, é um assunto que sempre me despertou muita curiosidade .
Quando acabar o que estou a ler " O Monge que vendeu o Ferrari" (uma fábula espiritual), vou comprar esse.

Fiz-te lembrar a tua filha?..ihih põe mais 21 anos em cima....
Obrigada pelas tuas palavras.
Beijinhos.

 
Às 19/10/05 23:03 , Blogger V disse...

Não conhecia este texto, "cheios de saudade e paixão" , todo o sentindo do mundo.

Beijinhos

 
Às 20/10/05 15:02 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Margusta...

Obrigado, o prazer é todo meu...

Gostas da nova aquisição?

Assim de costas e com esses cabelos, enganas-me bem. lol

Bjinho

 
Às 20/10/05 15:03 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

Vivis...

A minha carinha laroca preferida!

Tem algo de profundo, não?

Obrigado.

Bjinho

 
Às 20/10/05 15:28 , Blogger gato_escaldado disse...

não me digas quem quem alcançou o céu foi andrógeno. não acredito. o Platão tinha era vesgo...

abraços

 
Às 25/10/05 02:04 , Blogger Luís Monteiro da Cunha disse...

ana maria...

É verdade!
Vou todas as semanas ao Alto da Maia, em trabalho.
Gosto de parar junto ao mosteiro e desfrutar da vista dali para Gueifães e a cidade Maia.
Um regalo para a vista.

Bjinho

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial