14 agosto 2006

Luís Monteiro da Cunha

"TV" - Asco

foto: Bufagato

O que se vê na TV: Incêndios, mais incêndios... Fogo!... O país arde e o povo rejubila.·Deviam ser proibidas as imagens de incêndios que invadem o nosso domicílio. Sempre houveram fogos, mas nunca tantos, como desde que as televisões fizeram dessas imagens um negócio de share.
Vale tudo pela primazia, incluindo o esquecimento da notícia em si, a alucinação do (s) incendiário(s) que apenas almeja(m) os seus cinco minutos de notícia ou da sua localidade, para regozijo pessoal, ou o negócio que se esconde nas chamas funestas.

E o sofrimento dos outros, que num instante voraz perdem o seu futuro, vendo delapidar-se o passado no crepitar das chamas?...

Prefiro esta imagem, da tv no centro da floresta e sujeita ao fogo que a devore...
Talvez a notícia, não passe disso mesmo, apenas notícia, sem exacerbamentos fúteis de situações dolorosas...

E não me falem no dever de informar... existem limites de decência para informar.
Os jornalistas, tal como os médicos, quando iniciam a actividade, fazem um compromisso de honra. Recordem-no constantemente e teremos notícias sãs e válidas, apesar da emotividade que possam transmitir... e não serão condenados.

Difícil? Claro... o share... e não só, não tem contemplações, nem este é um jogo limpo...

5 Comentários:

Às 14/8/06 15:06 , Blogger Unknown disse...

Olá Luis, eu lamento tanto essa situação é aterrador o que estão a fazer na comunicação socialé um teatro aterrador, nem tenho por habito ver e quando estão a dar essas notícias mudo de canal. Lamento amigo lamento. Beijinhos para ti faz tempos que n/ falamos aparece

 
Às 14/8/06 16:22 , Blogger Pitanga Doce disse...

Luis, sabe que nunca vi a questão por esse ângulo? O safado sentado num café a fumar um cigarro e vendo a tv a rir, pensando: é, eu fiz um estrago do caraças! Tem razão quando diz que isso já virou um show já que providências enérgicas não são tomadas para acabar ou diminuir essa tragédia anual.
abraços pitanga

 
Às 14/8/06 16:37 , Blogger Salto Angel disse...

A verdade nua e crua, nas tuas palavras!!Mas, desde quando, os Jornalistas (e as outras profissões) cumprem o seu código de Ética (Deontologia)?? O País está como está porque a quase totalidade dos tugas estão alapados!! Falam mal de tudo e mais alguma coisa, mas não mexem uma palha para fazer mudar o que está errado!! Pela segunda vez, na minha vida, pedi um Livro de Reclamações, pois fartei-me de ser usado!! E sabem uma coisa? Senti-me mais leve (!!), com a sensação de «dever cumprido».

Continua a bufar, gato maiato (e vizinho!).

Abraço.

 
Às 14/8/06 18:31 , Anonymous Anónimo disse...

Eu chamo-lhe a "praga sazonal", aos incêndios. À TV...quem manda sou eu, por isso, apago sem pedir licença. Grande abraço.

 
Às 16/8/06 11:38 , Blogger Alex disse...

A fama dos incêndios.
Quanto mais sangue melhor.

Este ano não vou falar sobre os incendios. NÃO, NÃO E NAO

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial