25 junho 2005

Luís Monteiro da Cunha

Calinadas



Recebi na minha caixa de correio e quero partilhar com todos:

As frases, as calinadas e os ruralismos

"Regresso com um conjunto de sugestões para tornar menos desagradável uma viagem nos transportes públicos.A língua portuguesa é fértil em expressões repletas de saber popular. São esses termos e expressões... que certamente fará as delícias de todos..."

"Passa-me o grapinhador ."Instrumento que permite tornar uma superfície lisa numa superfície rugosa. Muito usado para dar acabamento a paredes. Tem forma de um pequeno moinho de cozinha e funciona por acção de uma manivela.

"Pra semana vou botar um muro ."Significa fazer (construir) um muro.

" Desmancha-me essa vitela hoje de tarde."A arte do desmanche está muito em voga, uma vitela mal desmanchada fica obrigatoriamente mais rija. Desmanchar significa esquartejar o animal para lhe aproveitar a carne.

"Estes sapatos dão um bom andar ... parece que ando descalço"Esta expressão é normalmente aplicada a sapatos tipo luva... perfurados e em tons de castanho.

"Levantei uma anexo para o meu mais novo ..."Neste caso temos duas expressões, a da arrecadação (um género de quarto nos fundos da casa) e a do "meu mais novo"... normalmente o filho mais pequeno.

"O problema deve estar no joelho ... tenho que lhe botar mais malha ."Normalmente utilizado pelos picheleiros, o joelho é a curvatura do cano e a malha é uma substância com textura da barba de milho, que serve como isolante.

"Ele puxa muito bem ... e está bom de chapa ."Estes são atributos relativos a um automóvel com 30 anos... acho que neste não há dúvida!

"Ele capta muito bem ...só não apanha a espanhola!"Muito usada no início da década de 80, esta expressão relata as capacidades de uma televisão SALORA a cores.

"Tenho uma dor que me apanha esta zona toda."Forma como se descreve ao médico uma dor não localizada... muito provavelmente para escapar às aulas.

"Parece ser da vela... mas só depois de abrir é que lhe dou o orçamento!"É a desculpa típica de quem vai orçamentar 30% acima...

"Já há três dias que não prego olho ."Ao contrário do que parece, esta expressão não significa que a pessoa em questão não vaza um olho com um prego há três dias.

"Eu tenho-me deitado por que horas ... por causa disso ando de todo !"A primeira parte significa que esta pessoa se tem deitado tarde. Andar de todo... significa que se está mesmo muito estafado.

"Pode não estar à frente, mas tem melhor ' bolabaraje '!"Significa goal average (média de golos)... e pode ouvir-se nos estádios de futebol portugueses.

"Já há mais de 10 anos que nada me pega !"Nutro por esta frase um especial carinho, porque foi dita por um amigo meu na semana passada... e significa: "Sou rijo como um sino... não há doença que por cá pare!"

Dr. Matrix

PS: Eu gosto muito de grapinhadores... fui eu que grapinhei o meu quarto!PS1: Um quarto bem grapinhado é um deslumbre para as visitas.PS2: Visita que é visita pede sempre o quarto melhor grapinhado da casa.PS3: Casa sem quarto grapinhado... é como casa sem telhado.PS4: No grapinhar é que está o ganho.

" in: http://www.edusurfa.pt/ "

2 Comentários:

Às 25/6/05 19:09 , Anonymous Anónimo disse...

Boas.
Não sei se esta mensagem vai ou não entrar.
Mas acertaste nas cores, pois este blog esta uma pinta.
Bom gosto.
Um bom fim de semana.
amil

 
Às 20/7/05 18:29 , Blogger S disse...

"História veridica, retirada deum Blog de uma amiga":

10 Est. Oriente via Chelas

Os autocarros da carris... esses pedaços ocos de metal, frequentados diariamente por uma mistura de culturas, cheiros, raças, sexos, idades, alturas, pesos, tamanhos, personalidades, formas e feitios (and so on and so on) achei q este episodio... era de referir aqui no blog...

São 19h57 duma tarde ensolarada de sexta feira..

SenhoraBurra1: "O meu primo vai ao BrasilE"
SenhoraBurra2: "EH q sorte! mas ainda é caro... ele vai de carro ou de avião?"
SenhoraBurra1: "VAI DE AVIÃO! Acha que ia de carro? se de avião já são 10 horas de viagem... então de carro era uma semana!!"
in http://www.savethepenguins.blogspot.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial